Depois de já ter doado $ 28 bilhões, Bill Gates pretende erradicar a poliomielite, com o mesmo carro que ele trouxe para a Microsoft.

William Henry "Bill" Gates é um homem rico. Sua riqueza estimada, alguns 65 bilhões medido em dólares, equivale ao PIB anual do Equador, e talvez um pouco mais do que a Croácia. Por esse critério bastante grosseira, o fundador da Microsoft vale dois Kenyas, três Trinidads e uma dúzia ou assim Montenegros.Nada mal para um abandono da universidade.
Gates também é mortal, embora alguns de seus admiradores podem achar difícil de acreditar, e como se costuma dizer, não há bolsos em mortalhas. Assim, ele está agora envolvido no processo de livrar-se de tudo o que o dinheiro, na esperança de prolongar a vida dos outros menos afortunados do que ele.
"Estou certamente bem cuidado em termos de comida e roupas", diz ele, de forma redundante. "O dinheiro não tem qualquer utilidade para mim além de um certo ponto. Sua utilidade é inteiramente na construção de uma organização e na obtenção de recursos para os mais pobres do mundo. "
Que "certo ponto" é definido um pouco maior do que para o resto de nós - Gates, dono de uma propriedade à beira do lago no vale Estado de Washington cerca de US $ 150 milhões (£ 94.000.000) e com uma piscina equipada com um sistema de música debaixo d'água - mas tem-se a ponto. Ser rico, mesmo na escala cósmica atingido por Bill Gates, não é garantia de um lugar permanente na história. A projeção do computador pessoal na vida diária deve fazer o truque para ele, mas mesmo com a idade de 57, ele é um homem inquieto e quer algo mais. O "mais" é a erradicação de uma doença que tem devastado um número incontável de vidas: a poliomielite.

No final deste mês, Gates vai entregar Palestra Dimbleby da BBC, tendo como tema o valor do ser humano jovem. Toda criança, ele vai dizer, tem o direito a uma vida saudável e produtiva, e ele irá explicar como a tecnologia ea inovação podem ajudar para a realização desse objetivo ainda distante. Gates, colocou seu dinheiro onde sua boca está. Ele e sua esposa Melinda, até agora, dadas 28.000 milhões dólares através de sua fundação de caridade, mais de US $ 8 bilhões para melhorar a saúde global.
"Minha esposa e eu tinha um longo diálogo sobre como iríamos levar a riqueza que temos a sorte de ter e devolvê-lo de uma forma que é mais impactante para o mundo", diz ele. "Tanto de nós trabalhou na Microsoft e vi que se você tomar a inovação e as pessoas inteligentes, a capacidade de medir o que está funcionando, que você pode reunir algumas coisas muito dramáticas.
"Estamos focados na ajuda aos mais pobres no mundo, o que realmente te leva para a vacinação. Você pode realmente ter uma doença e se livrar dele por completo, como estamos fazendo com a pólio. "
Isso tem sido feito apenas uma vez antes em humanos, com a erradicação da varíola na década de 1970.
"Da Polio muito especial, porque uma vez que você começa uma erradicação você não precisa mais gastar dinheiro com isso, é só lá como um presente para o resto do tempo."
Pode-se ver porque isso agrada a Gates. Ele sempre buscou soluções definitivas para as coisas puras, mas como ele sabe da Microsoft, os erros são coisas resistentes. A doença ainda é endêmica na Nigéria, Paquistão e Afeganistão, e matá-lo por completo tem sido comparada a apertar geléia até a morte. Há outro obstáculo sinistro: a propagação por grupos islâmicos da crença de que a vacinação contra a poliomielite é uma fachada para esterilização secreta e outros males ocidentais. Os profissionais de saúde no Paquistão pagaram com suas vidas para a participação no programa.
"Isso não vai nos parar sucesso", diz Gates. "Isso nos obriga a sentar com o governo do Paquistão para renovar os seus compromissos, ver o que eles vão fazer em segurança e fazer alterações para proteger as mulheres que estão fazendo a obra de Deus e sair para essas crianças e entregar a vacina. "
Portas não costuma falar em termos religiosos, e tradicionalmente dançada em torno da questão de Deus.Sua mulher, a católica romana, é menos defensiva sobre o assunto, mas arados seu próprio sulco, incentivando a contracepção, quando necessário, em contradição com o ensino de Roma.
"Melinda e eu tinha falado sobre isso, mesmo antes de nos casarmos", diz ele. "Quando eu estava em meus 40 anos Microsoft foi a minha actividade principal. A grande mudança para mim foi quando eu decidi fazer a fundação meu objetivo principal. Foi uma grande mudança, mas há mais em comum com as duas coisas do que você imagina -. Reuniões com os cientistas, assumindo desafios difíceis, as pessoas que são céticos de que você pode fazer as coisas "
Gates, ainda é o presidente da Microsoft, mas sem a sua atenção no dia-a-dia em que assumiu a aparência de um gigante cansado, atrás da Apple e do Google em inovação. Alguns têm chamado para o retorno de Gates para a empresa em tempo integral para injetar um pouco de verve, mas ele não vai voltar.
"Meu trabalho em tempo integral para o resto da minha vida vai ser na base", diz ele. "Eu ainda trabalho a tempo parcial para a Microsoft. Eu tive duas carreiras e eu tenho sorte de que ambos foram bastante surpreendentes.
"Eu amava o meu Microsoft: ele me preparado para o que eu estou fazendo agora. Da mesma forma que eu tenho que ver as revoluções de PC e internet, agora vejo taxas de mortalidade infantil a descer. Eu trabalho muito longas horas e tentar aprender o máximo que eu puder sobre essas coisas, mas isso é porque eu gosto. "
Ele enfatiza que o esforço da fundação é parte de uma campanha global, em que os governos devem desempenhar o papel principal.

"A escala da riqueza (fundação de) em comparação com os orçamentos públicos não é realmente tão grande, e em comparação com a escala de alguns desses problemas. Mas eu me sinto sortudo que recursos substanciais estão voltando para fazer do mundo um lugar mais habitável. "
Em 1990, cerca de 12 milhões de crianças menores de cinco anos morreram. O número hoje é de cerca de sete milhões, ou 19 mil por dia. De acordo com as Nações Unidas, as principais causas de morte são pneumonia (18 por cento), as complicações pré-parto (14 por cento), diarreia (11 por cento), complicações durante o parto (nove por cento) e malária (sete por cento ). Para Gates, porém, a poliomielite é um totem.A abolição da doença será um manchetes, os países estimulando para maiores esforços. A Fundação Bill e Melinda Gates vai gastar US $ 1,8 bilhão nos próximos seis anos para atingir esse objetivo, quase um terço do esforço global.
"Tudo o que você precisa é de mais de 90 por cento das crianças de ter a queda vacina de três vezes ea doença deixa de se espalhar. O número de casos, eventualmente, vai a zero. Quando começamos, tínhamos mais de 400 mil crianças por ano, sendo paralisada e agora estamos para menos de mil casos por ano. A grande coisa sobre a pólio acabamento é que nós vamos ter recursos para ir a malária e sarampo. "
Gates é nenhum santo. Ele poderia ser um chefe intimidador da Microsoft e sua empresa tornou-se famoso por usar sua influência para reforçar a sua posição dominante no mercado, em detrimento de rivais menores. Ainda assim, ele e sua esposa estão mostrando generosidade em uma escala impressionante, em contraposição à ganância endêmica da década de noventa e início Noughties, e eles têm outros convencidos de que mega-filantropia é o caminho do futuro. Esse investidor astuto, Warren Buffett, até agora dadas 17500000000 dólares através da Fundação Gates.
Os filhos de Bill e Melinda Gates nunca vai saber da pobreza. Eles não podem se tornar multibillionaires mas até mesmo a perda da caridade da maior parte da fortuna de seus pais devem deixá-los com um bilhão ou mais cada um.
Portas explica: "A grande maioria da riqueza, mais de 95 por cento, vai para a fundação, que vai gastar todo o dinheiro dentro de 20 anos depois de nenhum de nós estão em torno de mais nada."
Então, é sobre um pouco de fé recém-descoberta, tudo isso dá?
"Ele não se relaciona com nenhuma religião em particular, é sobre dignidade humana e da igualdade", diz ele. "A regra de ouro que todas as vidas têm o mesmo valor e que devemos tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados."
Fonte:
telegraph.co.uk