Pages

QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

terça-feira, 29 de abril de 2014

Como ver o eclipse solar desta madrugada


Os brasileiros só poderão acompanhar o fenômeno pela internet

O anel de fogo foi intensificado em Tóquio
Eclipse solar em Tóquio: o eclipse desta madrugada é um tipo raro chamado anelar, no qual o Sol vai aparecer como um anel ao redor da Lua
São Paulo - Previsto para acontecer às 3h de Brasília, o primeiro eclipse solar do ano só poderá ser acompanhado pelos brasileiros através da internet.


Diferente da Lua Sangrenta, que pôde ser assistida em todo o país, o fenômeno só será visível bem ao sul do Equador: na Antártida, Austrália e sul do Oceano Índico.
eclipse poderá ser acompanhado através de uma transmissão ao vivo do Projeto Slooh no streaming abaixo durante a madrugada. O vídeo terá comentários em inglês do anfitrião do projeto, Geoff Fox, e de outros especialistas.

O eclipse
O eclipse é o alinhamento que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol. O desta madrugada é um tipo raro chamado anelar, no qual o Sol vai aparecer como um anel ao redor da Lua.
Isso acontece porque a Lua estará em um ponto mais distante da Terra, fazendo com que o satélite pareça menor e deixando visível uma borda de luz, formando o famoso “anel de fogo”.
Durante o fenômeno, animais começarão a agir como se fosse o início da noite.
Outro eclipse está previsto para acontecer neste ano, mas será parcial. 

Lua sangrenta é vista pelo mundo; veja imagens do eclipse

A Lua, a Terra e o Sol ficaram em perfeito alinhamento; com a incidência da luz Sol, o satélite pôde ser observado em tons avermelhados

REUTERS / Ueslei Marcelino
A lua sangrenta é vista em Brasília
São Paulo - Amantes da astronomia tiveram a chance de presenciar nesta madrugada um eclipse lunar total, fenômeno que não era visto há quase três anos.
Lua, a Terra e o Sol ficaram em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra, de cor âmbar.
Nesse momento, com a incidência da luz solar, o satélite pôde ser observado com tons avermelhados, o que deu ao fenômeno o nome “lua de sangue” ou “lua sangrenta”.
No Brasil, o eclipse tomou o céu por cerca de 78 minutos, a partir das 3h,  tendo seu pico às 4h45. O fenômeno foi mais perceptível em localidade da região Oeste.
O satélite ficou localizada entre a estrela Espiga, a mais brilhante da Constelação de Virgem, e o planeta Marte.
Este é primeiro de uma série de quatro eclipses que deve ocorrer de seis em seis meses. A tétrade, como é chamada essa sequência pelos astrônomos, se repetirá apenas sete vezes no século XXI. O próximo eclipse total está previsto para o dia 8 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário